Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Nos dias 11 a 13 de fevereiro aconteceu a Conferência Presidencial da América do Sul do Rotary em Foz do Iguaçu. A Governadora Geni Zandoná Gehlen colocou um ônibus a disposição dos companheiros do Distrito 4660 para auxiliar no transporte dos companheiros para Foz. O evento aconteceu no resort Recanto Cataratas Thermas Resort e Convention, e contou com a presença do Presidente do Rotary International SHEKHAR MEHTA. Durante os dois dias foram realizadas apresentações e debates em três áreas que o Rotary se destaca através da Fundação Rotária com projetos no mundo inteiro: Meio ambiente; Água e saneamento e Prevenção e tratamento de doenças. Na ocasião foram apresentados três projetos:
O Rotary Club de Ijuí apresentou o projeto intitulado “Aquisição de um aparelho de ecocardiograma com capacidade de deslocamento”, que foi realizado junto ao HCI no ano de 2021, em parceria com um Clube de Rotary de Portugal da cidade de Algés, através da Fundação Rotária a qual subsidiou a compra do equipamento no valor de U$ 33.500,00 dólares. O equipamento auxilia no atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19 e posteriormente oferece suporte à equipe de cardiologia do Instituto de Cardiologia do HCI nos diagnósticos e tratamentos.
O Rotary Club de Santa Maria – Sul apresentou o projeto nomeado “Horta Comunitária”, realizado em parceria com a prefeitura municipal, a ONG MÃOS UNIDAS PELO CIPRIANO – OMUC e a Emater, com recursos oriundos da Fundação Rotária, através dos Subsídios Distrital no valor de U$ 1.532. A Horta Comunitária está localizada em um local que antes era depósito de lixo e outros objetos nocivos ao meio ambiente. Hoje, criou-se uma conscientização dos moradores com o cuidado ao meio ambiente, além, de desenvolver a cultura de produção própria de alimentos pelas famílias, elevando a sua autoestima e a qualidade nutricional alimentar, difundindo a prática de trabalhar a terra como forma de produzir alimentos e gerar renda às famílias.
O Rotary Club de Cerro Largo apresentou o projeto “Salve o Planeta, Salve as abelhas, plante uma melífera”, realizado em parceria com a família rotária do município, com recursos oriundos da Fundação Rotária, através dos Subsídios Distrital no valor de R$ 500,00. O projeto teve várias etapas, entre elas, palestras sobre o tema, treinamentos e oficinas para confecção de iscas para capturar os enxames, caixas de abelhas, plantação de árvores melíferas e doação de mudas de espécies melíferas, a fim de sensibilizar sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.
O evento contou com vários palestrantes, entre eles: Rosalia Arteaga Serrano - Ex-Presidente do Equador; Anatalicio Risden Junior - Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional; Cassia Rangel - Diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde e Shekhar Mehta Presidente do Rotary International para o ano 2021/22.
Foi um evento muito rico de informações, conhecimento, cultura e companheirismo.
#Distrito4660#ServirParaTransformarVidas#PessoasEmAção#RotaryEmAção#ServeToChangeLives
O informativo distrital de fevereiro já está no ar! O mês que marca a consolidação da paz e prevenção de conflitos, vem cheio de novidades. Nas primeiras páginas, o lema presidencial do ano rotário 2022-23 ganha destaque. Além disso, o Distrito também apresenta um guia sobre subsídios globais, servindo para nortear as ações de cada clube. Ainda, como destaque especial, todos os projetos que representaram o 4660 na Conferência Presidencial da América do Sul. Tudo isso e muitas outras informações, você pode conferir o material completo abaixo!
O Rotary se concentra em sete áreas de enfoque para estabelecer colaborações internacionais, transformar vidas e contribuir a um mundo melhor. Por meio dos Subsídios Globais da Fundação Rotária, nossos clubes e distritos participam de atividades estratégicas e de alto impacto nessas áreas.
Toda e qualquer atividade financiada por Subsídio Global deve estar alinhada com as metas da área de enfoque em questão. Em termos de paz e prevenção de conflitos as metas são:
1. Treinar líderes, inclusive jovens, para prevenir e mediar conflitos2. Apoiar atividades pró-paz em comunidades e regiões afetadas por conflitos3. Apoiar estudos ligados à paz e resolução de conflitos
A Fundação Rotária processa pedidos de verbas com bastante eficácia, procurando garantir a qualidade dos projetos financiados com os subsídios que outorga. Cada Princípio Geral traz uma lista de atividades elegíveis e inelegíveis a subsídios, com exemplos de tipos de projetos que foram implementados com sucesso por clubes e distritos. Todo pedido de subsídio deve obedecer ao Princípio Geral relativo à área de enfoque em questão. O planejamento da iniciativa em si cabe ao clube ou distrito do país do projeto. O Rotary apoia treinamento e práticas relativas à consolidação da paz e prevenção de conflitos por meio de iniciativas que ajudam a transformar disputas locais e internacionais.
Declaração de Propósito e Metas:
A Fundação Rotária capacita os associados para atuarem na consolidação da paz e prevenção de conflitos das seguintes maneiras: 1. Elevando a capacidade das pessoas e comunidades de transformarem e instaurarem a paz. 2. Treinando os membros da comunidade em assuntos de paz, liderança, prevenção e resolução de conflitos. 3. Disponibilizando serviços que ajudem a integrar populações vulneráveis à sociedade.4. Evoluindo o diálogo e as relações comunitárias para determinar como melhor gerenciar os recursos naturais.5. Financiando bolsas de estudos de pós-graduação para quem seguir carreira em assuntos de consolidação da paz e prevenção de conflitos.
Parâmetros de Elegibilidade:
Atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque consolidação da paz e prevenção de conflitos:
A transformação de conflitos engloba a identificação e o trabalho direto com condições, relações e estruturas sociais básicas que lhes dão origem. Por meio deste processo, podemos ultrapassar o âmbito da administração positiva e da resolução de contendas, atingindo um nível onde é possível transformar a causa do conflito. Este foco na transformação contribui ao advento da paz sustentável.
1. Ações feitas em grupo, como workshops, treinamentos e programas que visem o aprendizado em assuntos de paz e liderança neste campo, paz positiva, integração de populações vulneráveis à respectiva comunidade, facilitação de diálogos, comunicação, prevenção e transformação de conflitos.2. Programas educativos para jovens sobre formas construtivas de prevenir, gerenciar e transformar conflitos, incluindo os ministrados depois do horário escolar e/ou baseados no local onde eles vivem, que ofereçam exercícios práticos sobre consolidação da paz e neutralização de conflitos. 3. Treinamentos ou campanhas para tratar conflitos, ou o risco de que aconteçam, relativos ao uso e gestão de recursos naturais. 4. Amparo jurídico, psicossocial, social e de reabilitação que ajudem a integrar à sociedade as suas populações vulneráveis, incluindo jovens em situação de risco, refugiados, pessoas traficadas e também as vítimas da violência.
Atividades nas categorias abaixo não se enquadram na área de enfoque consolidação da paz e prevenção de conflitos, por isso, não são elegíveis a financiamento por Subsídio Global:
1. Conferência sobre paz onde os rotarianos sejam os participantes principais.2. Programas com foco exclusivo em música, esportes ou atividades extracurriculares, já que os programas devem ter aspectos sólidos de consolidação da paz e neutralização de conflitos para serem financiados com Subsídios Globais.3. Inscrição em universidade que abrigue Centro Rotary pela Paz em programa acadêmico igual ou semelhante ao das Bolsas Rotary pela Paz.
Elementos de Equipe de Formação Profissional ou Projeto Humanitário de SucessoIniciativas em consolidação da paz e prevenção de conflitos financiadas com Subsídios Globais são:
1. Sustentáveis — a comunidade consegue tratar suas necessidades nesta área mesmo depois que o Rotary Club/distrito tiver concluído seu trabalho 2. Mensuráveis — os parceiros precisam estipular metas e critérios de mensurabilidade para acompanhar os resultados da atividade ou projeto (veja os critérios para consolidação da paz e prevenção de conflitos no Plano de Monitoramento e Avaliação de Subsídio Global - Suplemento) 3. Voltadas à comunidade — o projeto atende às necessidades identificadas pela comunidade beneficiada.
Elementos de Bolsas de Estudos de Sucesso:
Subsídios Globais financiam pós-graduação para profissionais interessados em seguir carreira.
O Rotary mantém uma parceria estratégica com o Instituto para Economia e Paz, com o intuito de tratar as origens de conflitos e criar condições que nutram a paz.
Saiba mais sobre o que fazemos em termos de paz positiva, consolidação da paz e resolução de conflitos. Os seguintes itens são levados em conta na avaliação de inscrições a bolsas de estudos financiadas por Subsídio Global:
1. Experiência profissional do candidato em assuntos ligados à consolidação da paz e prevenção de conflitos, incluindo trabalho ou pesquisa com ONGs, agências do governo ou associações internacionais.2. Alinhamento acadêmico do programa com a consolidação da paz e prevenção de conflitos.a. programas acadêmicos preferenciais: prevenção e resolução de conflitos, paz e justiça, empreendedorismo social, segurança, relações internacionais e outras áreas de estudos de nível superior com especialização em paz e conflitos, como direitos humanos;b. programas com enfoque direto em questões de paz e conflitos serão considerados favoravelmente;c. não serão considerados programas gerais em relações internacionais, sem concentração em paz, transformação de conflitos, prevenção e resolução de contendas, e outros níveis gerais de desenvolvimento social. 3. Planos de carreira do candidato em relação à paz, transformação, prevenção e resolução de conflitos.
Na noite de ontem (27/01), ocorreu a Palestra intitulada O Rotary reúne profissionais, promovida pelo Distrito 4660, já que estamos no mês alusivo aos Serviços Profissionais.
A protocolo Distrital Daniela Lisboa iniciou o evento passando a palavra à Governadora Geni Zandoná Gehlen, que saudou os companheiros e companheiras presentes e deu boas-vindas aos palestrantes, equipe distrital e governadores de outros distritos.A Gov. Geni iniciou a palestra falando sobre a importância dos Serviços Profissionais no Rotary, reforçando a relevância das profissões na atividade rotária.
Depois, a Protocolo Analice Malheiros apresentou o palestrante Nelcí Afonso Bakof, - Coordenador Distrital de Serviços Profissionais, que falou sobre a Valorização da profissão dentro e fora do Rotary. Bakof relatou sua experiência profissional repleta de desafios e muito sucesso e o quanto tudo isso contribui para sua atuação no Rotary.
A seguir, o Gov. 2011-12 Distrito 4510 - Márcio Cavalca Medeiros falou sobre O profissional no Rotary relembrando os pontos principais a serem seguidos pelo rotariano para aproveitar suas habilidades e competências profissionais. Cavalca reforçou a idiea de que é preciso conhecer mais e melhor o Rotary para poder ajudar profissionalmente nas ações desenvolvidas.
A Gov. Maria Lúcia Jacques de Oliveira parabenizou os palestrantes pela forma esclarecedora, emotiva e simples que abordaram os assuntos. Também elogiou a Gov. Geni pela brilhante ideia de apresentar esse assunto com pessoas tão competentes e queridas.
Enfim, foi uma noite muito especial e cheia de conhecimentos compartilhados, que contou com mais de 115 participantes entre Governadores de outros Distritos, Governadores Assistentes, Presidentes de Clubes, Associados e Equipe Distrital.
MAGINE O ROTARY é o lema de 2022-23 apresentado pela presidente do Rotary Internacional, Jennifer Jones. A primeira presidente feminina sugere que as pessoas tenham grandes sonhos e usem as suas conexões e o poder do Rotary para realizá-los.O logo para o lema foi criado por Riki Salam, design gráfico australiano. O círculo representa as nossas conexões com o outro. Os pontos ao redor simbolizam as sete áreas de enfoque do Rotary. O círculo e os pontos unidos tornam-se uma estrela de navegação, uma estrela guia. A linha abaixo refere-se a um instrumento de escavação usado em trabalhos pesados. E, como os rotarianos são pessoas em ação, tal instrumento equivale a uma ferramenta para desenvolver ações.As cores verde, roxa e branca remete a diferentes interpretações: celebram equidade, diversidade e inclusão; referem-se ao meio ambiente, combate a poliomielite e paz; identificam o movimento feminino.O novo lema e o logo nos guiarão para continuarmos transformando vidas e imaginado um mundo melhor sabendo que podemos fazer a diferença na vida das pessoas.Imagine e entre em ação!
Nosso Governador Eleito Jorge Carneiro de Andrade recebeu hoje pela manhã a divulgação do lema para o ano rotário 2022-2023 diretamente da Presidente de RI 2022-23, Jennifer Jones.
Jennifer Jones, a presidente eleita do Rotary International, deseja que todos os associados imaginem todas as possibilidades de como podem transformar o mundo.
Jones, do Rotary Club de Windsor-Roseland, no Canadá, revelou o lema presidencial de 2022-23: Imagine o Rotary. Com este chamado, ela espera que as pessoas alimentem grandes sonhos e usem suas conexões e o poder do Rotary para concretizá-los.
“Imagine um mundo que merece o melhor que temos a oferecer”, disse ela em 20 de janeiro aos governadores eleitos, “onde acordamos todo dia com a certeza de que podemos fazer a diferença.” . (Jennifer Jones, presidente eleita do RI)
Jones, que fará história em 1 de julho ao se tornar a primeira mulher a presidir o Rotary, fez um pronunciamento on-line marcando o início da Assembleia Internacional, o treinamento anual do Rotary para governadores eleitos do mundo inteiro. O evento foi remarcado para acontecer apenas virtualmente entre 7 e 14 de fevereiro por causa da pandemia de covid-19.
Engajamento
Para melhor engajar sua base de associados o Rotary precisa “se adaptar e se reequipar”, disse Jones, dando como exemplo a cidade onde mora. Windsor foi o centro automotivo do Canadá até o fechamento das montadoras, que provocou a perda de emprego de milhares de pessoas. E a exemplo de uma montadora, a cidade teve que encontrar as peças certas, se reequipar e oferecer um produto novo. Em outras palavras, Windsor precisou se preparar para estar em posição de apresentar um diferencial. Agora, essa cidade canadense é líder no agronegócio e também em tecnologia médica e aeroespacial.
“Encontrar a ‘peça’ certa para engajar cada associado deveria estar no centro das atenções do Rotary”, afirmou Jones. “No final das contas, o que importa mesmo é que cuidemos bem deles.”
Segundo ela, o associado só permanece no clube se estiver engajado. “Precisamos atender aos anseios deles em relação ao Rotary e lhes dar responsabilidades significativas.”
“O que cria verdadeira paixão e senso de propósito nas pessoas é justamente o que temos a oferecer: voluntariado, crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades de liderança e amizades para o resto da vida.”
Ao pedir aos participantes do evento que durante seus mandatos abram ao menos dois clubes inovadores ou baseados em causas, Jones enfatizou que agindo assim as mudanças virão. “Vamos juntos engajar todos os associados para que eles amem os seus clubes e a sua experiência no Rotary”, acrescentou.
Jones encerrou seu discurso dizendo que, embora tenhamos grandes sonhos, entrar em ação para concretizá-los depende de cada um. Quando uma organização como a nossa sonha em realizar colossos como eliminar a pólio e instaurar a paz, temos a responsabilidade de fazer as coisas acontecerem. “Nós não imaginamos o ontem, mas, sim, o amanhã”, concluiu.
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.